Dentro dos catálogos de streaming estão disponíveis diversos faroestes que, além de serem marcos do cinema, também são dignos de uma verdadeira maratona! Há alguns títulos que são mais conhecidos e emblemáticos do que outros, como o caso de Três Homens em Conflito (1966), de Sergio Leone, disponível no Prime Video.
No entanto, há outras obras — aqui destaco duas em especial —, ambas dos anos 70, que mereciam mais notoriedade das grandes plataformas digitais, como é o caso de Pequeno Grande Homem (1970) e Oeste Selvagem (1976).
Pequeno Grande Homem
Pequeno Grande Homem é visto como um dos westerns mais interessantes de todos os tempos. Dirigido pelo diretor de Bonnie e Clyde, Arthur Penn, o filme vira muitos clichês do gênero de cabeça para baixo e desmascara imagens enganosas enquanto Jack Crabb (Dustin Hoffman) , de 121 anos, relembra sua vida.

A história começa em 1859, quando o filho de dez anos de um colono perde seus pais em um massacre e é acolhido pelos Cheyenne. Ele cresce entre os nativos antes de reencontrar os brancos e se ver dividido entre as várias frentes.
Pequeno Grande Homem foi lançado em uma época em que Hollywood passava por grandes mudanças. Arthur Penn é um dos principais nomes desse novo cinema de Hollywood, em que mitos e lendas foram desmantelados, de modo que o longa é hoje considerado uma espécie de anti-Western.

Oeste Selvagem
Oeste Selvagem também vem de um conhecido diretor da Nova Hollywood e, portanto, está longe de ser um representante típico do gênero. Seis anos depois de O Pequeno Grande Homem, Robert Altman desconstruiu um dos personagens mais icônicos do faroeste de todos os tempos com Oeste Selvagem.

A narrativa do longa nos mostra que William F. Cody (Paul Newman) tem que admitir que seu tempo acabou. Agora, em 1880, ele e o produtor Nate (Joel Grey) e seu sobrinho Ed (Harvey Keitel) estão montando um show de faroeste que revela nostalgia.
O chefe Sioux Sitting Bull (Frank Kaquitts), que deveria fazer parte desse ato de glorificação, expõe o espetáculo como uma mentira. Na Batalha de Little Bighorn não há heróis para celebrar, mas sim morte e destruição para lamentar. Essa demolição implacável ganhou o Urso de Ouro na Berlinale em 1976.

Infelizmente, ambas as obras não estão disponíveis em nenhum serviço de streaming, nem para compra ou aluguel, no Brasil. Contudo, você pode ter acesso aos filmes de forma gratuita pelo Youtube.