Em um ano em que a Disney viu um dos seus maiores investimentos fracassar em bilheteria, com o live-action de Branca de Neve, o estúdio também se prepara para lançar outro remake no mesmo formato. Em algumas semanas, parte do público espera ver todo o caos e fofura de Lilo & Stitch sob uma nova perspectiva - e isso pode ser um teste de fogo para a empresa.
Ainda que os dois projetos sigam o mesmo plano de revitalizar grandes histórias que marcaram o cinema de animação, a narrativa sobre o alienígena que cai na Terra e faz amizade com uma garotinha tem chamado mais atenção do público simplesmente porque a reimaginação dos personagens parece corresponder à essência de suas partes animadas. Enquanto isso, o longa de Marc Webb foi concebido, desenvolvido e lançado abaixo de polêmicas diversas.

Enquanto não é possível dar o veredito antes da estreia, pode-se observar o que esperar do longa-metragem a partir do seu diretor. Quem assume a cadeira no lugar dos lendários Chris Sanders (Robô Selvagem) e Dean DeBlois (Como Treinar o Seu Dragão) é Dean Fleischer Camp, cineasta independente que fez séries e curtas até 2021, quando lançou o seu primeiro longa-metragem - e conquistou o mundo e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
O projeto que catapultou a carreira do realizador surgiu de uma produção lançada há mais de uma década antes da história se expandir. Dean aproveitou o curta Marcel the Shell with Shoes On, desenvolvido por ele em 2010, para criar uma história maior e tão comovente quanto o que foi visto no passado.
Com uma linguagem que mistura stop motion e cenários corriqueiros, o título foi indicado ao Oscar 2023 e disputou uma estatueta de ouro com A Fera do Mar, Gato de Botas 2: O Último Pedido, Red: Crescer é Uma Fera e o vencedor Pinóquio de Guillermo del Toro.

Desenvolvida pela A24, a trama acompanha Marcel, uma adorável concha que leva uma vida colorida com sua avó Connie e seu fiapo de estimação, Alan. Antes parte de uma extensa comunidade de conchas, eles agora vivem sozinhos como os únicos sobreviventes de uma misteriosa tragédia.
Quando um documentarista os descobre entre a desordem de seu Airbnb, o curta-metragem que ele publica online traz a Marcel milhões de fãs apaixonados, bem como perigos sem precedentes e uma nova esperança de encontrar sua família há muito tempo perdida.
Lilo & Stitch: Compare os personagens da animação com os atores do novo live-action da Disney“Mesmo que seja uma narrativa de um serzinho tão pequeno para as proporções do planeta Terra, há tanto coração na produção que será imensamente difícil não se emocionar com as aventuras da pequena concha de sapatos. A história aborda questões tão antigas quanto qualquer fábula de séculos atrás: a partir de uma ruptura ou um conflito, começa a busca do herói pelo retorno à normalidade, mas o destino final o leva a descobrir algo sobre si mesmo. Na típica jornada do herói, Marcel amadurece, muda e se descobre no meio do caos”, afirma a crítica do AdoroCinema sobre o longa.
Agora, o diretor está pronto para apresentar o remake de Lilo & Stitch a partir de 22 de maio nos cinemas. Curiosamente, talvez este seja um dos live-actions da Disney mais aguardados - e as chances são grandes de, pelo menos, ter um desempenho de bilheteria maior do que seu antecessor.
Era só uma brincadeira da Disney, mas pode indicar o futuro encontro de duas das maiores franquias do estúdio
Enquanto o projeto não estreia, é possível assistir Marcel, a Concha de Sapatos no catálogo do Prime Video.