“Falam muito sobre o desejo sexual da personagem”: Robert Eggers discorre sobre o feminismo presente em Nosferatu
Rafael Felizardo
Rafael Felizardo
-Redator | Crítico
Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

Lily-Rose Depp, Nicholas Hoult, Bill Skarsgård e outros protagonizam o longa-metragem.

Considerado um dos melhores filmes de terror dos últimos anos, Nosferatu já está em cartaz nos cinemas brasileiros. A trama mergulha o espectador em uma jornada sombria onde uma mulher é atormentada por visões de um vampiro, protagonizada por nomes como Lily-Rose Depp, Nicholas Hoult e Bill Skarsgård.

Diretor do longa-metragem, Robert Eggers é conhecido por obras como A Bruxa e O Homem do Norte, produções notáveis por suas alegorias feministas. Com base nisso, o The New York Times, durante uma conversas recente, perguntou a Eggers como tal temática se encaixa em Nosferatu, ao que o cineasta prontamente respondeu:

“Ellen [Lily-Rose Depp] não veste as calças do marido, pula no cavalo e mata o vampiro com a estaca. No entanto, dizer que ela é uma personagem feminina forte é um fato. Dizer que ela é uma vítima também é um fato. Mas ela é tanto uma vítima da sociedade do século XIX quanto é uma vítima do vampiro.”

Ele ainda continua:

“As pessoas falam muito sobre o desejo sexual da personagem de Lily-Rose Depp, que é uma parte enorme da personagem, do que ela vivencia - ser desligada, espartilhada, amarrada à cama e silenciada com éter. Incompreendida, mal diagnosticada. Mas é mais do que isso. Ela tem uma compreensão inata sobre o lado sombrio do mundo em que vivemos para o qual ela não tem linguagem. Esse dom e poder que ela tem não está em um ambiente onde está sendo cultivado, para dizer o mínimo. É bem trágico. Então ela faz o sacrifício final, e ela é capaz de recuperar esse poder através da morte.

E finaliza:

“Há muita crítica literária sobre autores masculinos vitorianos que têm personagens femininas fortes com energia e compreensão ctônicas, que são então punidas inconscientemente pelos autores masculinos, fazendo-as morrer. Embora certamente haja validade nessa crítica, também li críticas literárias feministas que dizem o quão interessante é que nessa sociedade vitoriana muito reprimida, repetidamente, esse arquétipo que precisava se consumar na imaginação patriarcal é uma mulher que entende a escuridão, a sexualidade e a magia da terra, e deveria ser a salvadora da cultura."

Robert Eggers já escolheu seu novo projeto após Nosferatu: Diretor vai ressuscitar clássico com David Bowie

QUAL É A HISTÓRIA DE NOSFERATU?

Remake do clássico homônimo de 1922, Nosferatu conta a história de Hutter, um corretor de imóveis que precisa vender um castelo cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlok. O que o homem não sabe é que, na verdade, Orlok é um vampiro milenar, responsável por espalhar terror na região de Bremen, na Alemanha, e também se interessar por Ellen, sua mulher.

Nosferatu
Nosferatu
Data de lançamento 2 de janeiro de 2025 | 2h 12min
Criador(es): Robert Eggers
Com Lily-Rose Depp, Nicholas Hoult, Bill Skarsgård
Usuários
3,6
Adorocinema
4,5
alugar ou comprar

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados