O filme mais caro da história do cinema: Custou 533 milhões de dólares e deu nova vida a uma saga icônica de ficção científica
Nathalia Jesus
Nathalia Jesus
-Redatora e crítica
Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

O longa-metragem multiplicou o dinheiro de seu investimento.

Considerando as enormes somas de dinheiro gastas em sucessos de bilheteria de Hollywood hoje em dia, às vezes parece impossível recuperar os custos exorbitantes, muito menos obter lucro.

Nos últimos anos, vimos alguns exemplos gritantes, como o fracasso da Marvel, As Marvels, que custou 270 milhões de dólares para ser produzido, mas arrecadou apenas cerca de 206 milhões nas bilheterias, ou o quinto filme de Indiana Jones, Indiana Jones e a Relíquia do Destino, que arrecadou 386 milhões, mas já havia gasto 300 milhões e, portanto, não atingiu o ponto de equilíbrio.

Primeiro, há uma enorme lacuna que precisa ser preenchida por meio de lançamentos em streaming e nos cinemas antes que o filme possa gerar lucro. Em 2015, a Disney provou que, apesar dos enormes custos, ainda há muito dinheiro a ser ganho com esse filme que estreou nos cinemas com um orçamento total de 533,2 milhões de dólares.

“A Disney não ligou nem um pouco, mas é um dos melhores que já fiz”: Richard Gere lamenta que este filme seja o mais subestimado de sua carreira

Estamos falando de Star Wars: O Despertar da Força, o mesmo filme que reviveu a lendária franquia Star Wars após um hiato de 10 anos. No entanto, os 533 milhões de dólares estimados pela revista Forbes não se devem apenas aos custos de produção; incluem também todas as despesas, algumas das quais ocorreram anos após o lançamento do filme.

O fato de a Disney ter apostado tão alto não se deve apenas à fome dos fãs de Star Wars ser grande uma década após as prequelas do criador da franquia, George Lucas, que foram decepcionantes para muitos.

Os produtores também aumentaram as chances de lucro do filme ao filmá-lo não nos Estados Unidos, mas nos Estúdios Pinewood, no Reino Unido: o governo britânico oferece incentivos fiscais para produções cinematográficas feitas no Reino Unido.

Star Wars: O Despertar da Força
Star Wars: O Despertar da Força
Data de lançamento 16 de dezembro de 2015 | 2h 15min
Criador(es): J.J. Abrams
Com Daisy Ridley, John Boyega, Adam Driver
Imprensa
4,1
Usuários
4,6
Adorocinema
4,5
Assista agora no Disney +

Isso permitiu à Disney arrecadar consideráveis 86,6 milhões de dólares em reembolsos somente por O Despertar da Força (e planejar com antecedência com esse dinheiro), reduzindo tecnicamente o orçamento para 446,6 milhões. Mesmo assim, o sétimo filme da icônica saga ainda estaria entre os blockbusters mais caros de todos os tempos.

Como mencionado anteriormente, os investimentos valeram a pena, com uma bilheteria de mais de 2 bilhões de dólares. O Despertar da Força atualmente ocupa o quinto lugar entre os filmes de maior sucesso de todos os tempos, superado apenas por Titanic, Vingadores: Ultimato e os dois filmes Avatar.

facebook Tweet
Links relacionados
  • O lendário vilão de Star Wars retorna em uma série própria: É isto que mostra o trailer de Maul - Shadow Lord
  • Maior mistério de Star Wars finalmente foi explicado por George Lucas
  • Ela recebeu tanto ódio que levou anos de terapia para tirar algo de bom de Star Wars: "Eu guardo essa experiência com carinho"