O cirurgião Richard Kimble leva uma vida pacífica – até o dia em que encontra sua esposa morta e é acusado de assassiná-la. Para expor a verdade, ele precisa fugir e começar sua própria investigação do zero, com toda a polícia em seu encalço.
Essa é a trama de O Fugitivo, adaptação cinematográfica da série homônima dos anos 1960. Dirigido por Andrew Davis, o suspense tem reviravoltas em cascata, ritmo acelerado e tensão que não dá trégua. Acima de tudo, o filme nos permite testemunhar uma perseguição de tirar o fôlego entre dois pesos pesados de Hollywood: Harrison Ford e Tommy Lee Jones.
O clássico dos anos 90 foi um projeto muito popular. A prova? Para o papel principal de Kimble, que foi dado a Harrison Ford, toda Hollywood estava na disputa – incluindo Arnold Schwarzenegger, Kevin Costner, Mel Gibson, Dennis Quaid, Richard Gere, Michael Keaton, Michael Douglas e até Al Pacino!

Vale ressaltar que as gravações não foram fáceis para Harrison Ford, que machucou os ligamentos do joelho enquanto filmava algumas cenas. O ator se recusou a fazer a cirurgia antes do fim das gravações e quis continuou o trabalho mancando – um detalhe visível no restante do filme.
Um Oscar para Tommy Lee Jones
Lee Jones ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação como o Marechal Samuel Gerard. Um personagem que ele revisitaria outra vez em 1998 em U.S. Marshals - Os Federais, desta vez caçando Wesley Snipes.

O Fugitivo foi um enorme sucesso de público, arrecadando quase US$ 370 milhões no mundo todo. Para conferir o resultado, é possível encontrar o filme na Max e no Prime Video.