Estreado originalmente em 2010, Shrek Para Sempre foi anunciado como o capítulo final da jornada do ogro mais famoso do cinema. Seu subtítulo em inglês, "It Was Ever and End" (Sempre Foi o Fim, na tradução livre), deixava claro o desejo da DreamWorks de encerrar a franquia em grande estilo — e o sucesso foi inegável.
Com quase 3 bilhões de dólares arrecadados ao longo de quatro filmes, a saga consolidou o estúdio como um dos principais nomes da animação mundial, competindo diretamente com a Pixar.
Mas as coisas mudaram e o ponto final, na verdade, foi uma vírgula. Após o sucesso de Gato de Botas 2: O Último Pedido em 2022, a DreamWorks confirmou o que muitos fãs já esperavam: Shrek retornará aos cinemas em 23 de dezembro de 2026, com uma nova aventura que promete unir nostalgia e renovação.

No filme de Walt Dohrn (Trolls) e Brad Ableson (Minions 2), o novo longa terá a filha de Shrek e Fiona como o centro da nova trama. E para dar voz à personagem, ninguém menos que Zendaya foi escalada na versão original.
A atriz, que já dublou animações como Pé Pequeno e Space Jam: Um Novo Legado, promete atrair uma nova geração para o universo do pântano. Em 2026. aliás, deve ser um ano movimentado para a atriz de Duna, que também estará em projetos como A Odisseia, e possivelmente Homem-Aranha: Um Novo Dia e Avengers: Doomsday.
O elenco original está de volta, mas quem será o vilão da história?

Zendaya estará cercada pelos membros originais dos filmes anteriores: Mike Myers (Shrek), Eddie Murphy (Burro) e especialmente Cameron Diaz (Fiona). Vale lembrar que Diaz estava afastada de Hollywood e retorna após o simbólico De Volta à Ação. A presença de Antonio Banderas como o Gato de Botas e Jennifer Saunders como a Fada Madrinha ainda não foi confirmada, mas os fãs torcem por uma participação especial.
Ainda não há detalhes sobre o enredo principal nem sobre o novo vilão do filme, mas especula-se que a trama possa girar um torno da relação entre pai e filha — com Burro ao lado de Shrek em uma nova jornada. Fiona, por sua vez, pode assumir um papel mais secundário. A DreamWorks vem mantendo segredo absoluto sobre a história, mas um novo trailer deve revelar pistas importantes nos próximos meses.

Com o sucesso visual e narrativo de animações como Homem-Aranha no Aranhaverso espera-se que Shrek 5 também abrace uma estética mais ousada e híbrida, distanciando-se do visual 100% digital tradicional da franquia. Se seguir os passos de Gato de Botas 2, que impressionou pelo visual estilizado e direção criativa, o novo longa pode marcar uma nova era para a saga — unindo fãs antigos e novos admiradores.
*Conteúdo Global AdoroCinema.