Quando um fã de Indiana Jones tem a chance de atuar com seu ídolo, isso resulta no encontro entre Ke Huy Quan e Harrison Ford no set de Indiana Jones e o Templo da Perdição de Steven Spielberg. O pequeno garoto que interpreta Short Round está encantado com essa experiência e percebe a sorte que tem de estar, em seu primeiro filme, no set de um blockbuster hollywoodiano tão grande.
Mas quando chega o momento de filmar a perseguição na mina, uma cena muito rápida e cheia de ação, o pequeno Ke Huy Quan, de 12 anos, fica assustado, como ele lembrou ao microfone da Entertainment Weekly:
"Na hora de filmar a cena, eu estava com tanto medo. Eu chorei. E me lembro que Harrison Ford se ajoelhou na minha frente para me perguntar como eu estava. Ele me disse, e nunca esquecerei: 'Ke, quero que você se lembre que nunca vou te machucar'. Quando ele disse isso, meu Deus, comecei a amá-lo ainda mais. Lá estava Indiana Jones me dizendo que cuidaria de mim".

Jovem fã da saga na época, trabalhar com Harrison Ford representava para Quan um sonho realizado, assim como foi a descoberta do filme finalizado:
"Lembro-me de assisti-lo pela primeira vez na pré-estreia e de ver pela primeira vez os efeitos sonoros e a música. Fiquei impressionado com tudo aquilo. Eu tinha apenas 13 anos na época, e isso me fez me apaixonar pelo cinema de ação".
Depois de O Templo da Perdição, Quan fez parte dos Goonies no papel de Data, mas a partir de meados dos anos 90, o ator passou por um período de quase 30 anos sem trabalhos antes de reaparecer em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo em 2022, que relançou sua carreira.
Desde então, Ke Huy Quan se juntou à 2ª temporada de Loki, dublou em Kung Fu Panda 4 antes de se tornar o herói de ação que sempre quis ser em Amor Bandido, uma comédiana qual ele é o protagonista, construída no mesmo modelo que Nobody com Bob Odenkirk, e que estreará nos cinemas em 2025.

Antes disso, ele participará com Chris Pratt e Millie Bobby Brown do filme de ficção científica The Electric State, previsto para estrear na Netflix em 14 de março, dirigido pelos irmãos Russo.
*Conteúdo Global do AdoroCinema